Eleições 2024: workshop apresenta desafios à mulher na política 29/04/2024 - 15:31

Parlamentares e pré-candidatas se reuniram no auditório da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na tarde desta sexta-feira (26), para o workshop “Summit Eleições”. Realizado pelo Movimento Vote Nelas Paraná e a Procuradoria da Mulher (ProMulher), o evento chamou a atenção sobre os desafios para ampliar o número de mulheres eleitas vereadoras e prefeitas, em busca de uma democracia mais forte e inclusiva.

“Dia 6 de outubro de 2024 a gente precisa ter o dobro de vereadoras eleitas neste estado e o dobro de prefeitas eleitas neste estado”, disse a embaixadora do Vote Nelas Nacional e do Paraná, Isabela Lustosa. Ela falou da criação do movimento local, em 2019, e que o trabalho de conscientização é “de formiguinha”. “O lugar de mulher também é na política”.

A vereadora Indiara Barbosa (Novo), que foi a primeira mulher mais votada para a Câmara de Curitiba, em 2020, falou dos desafios desde a época da campanha. “Muitas de vocês também são mães e querem um país melhor, [...] não adianta ficar só sentado no sofá, reclamando”, ponderou. “E é importante que a gente também tenha homens aqui, além de a gente votar nelas, que os homens também votem na gente.”

“A mulher na política vai apanhar e muito, não é pouco", pontuou a vereadora Maria Leticia (PV). Ela avaliou que é necessário refletir e fazer o enfrentamento do que leva à menor representação nos espaços de poder, como a sobrecarga de trabalho e o assédio. “A gente tem que avançar puxando outras mulheres com a gente, este é o dever de uma mulher eleita”, propôs a procuradora da Mulher da CMC. “Esta é uma luta minha, mulher vota em mulher”, comemorou a segunda-procuradora-adjunta, Noemia Rocha (MDB).

“Só pegar um dado de violência contra a mulher mostra muito isto, a nossa necessidade de avançarmos nestes espaços onde se definem políticas públicas”, alertou a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD). Para ela, é necessário a mulher “se colocar” na política e avançar, sim, com mais cadeiras nas casas legislativas. O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) também prestigiou o evento.

Durante painel sobre a educação, a professora Rosangela Stankowitz, que é diretora de projeto de empreendedorismo tecnológico feminino na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresentou indicadores sociais. Juíza eleitoral da 4ª Zona Eleitoral de Curitiba, a magistrada Flávia da Costa Viana chamou a atenção para a violência política de gênero e a importância da representatividade e da inclusão para a democracia.

Em outro painel, Isabela, Tatiane Pezente e Bruna Fogaça trataram da jornada do Vote Nelas Paraná e de como fortalecer o movimento em cada município. Dani Hostins apresentou a jornada da pré-candidata. O painel de Andreia de Lima foi sobre os desafios das pré-candidatas na diversidade dos contextos sociais. A fala de Carine Piasseta teve como tema “Está com medo, vai com medo mesmo” e a apresentação de Miss Preta e de Carolina Maia foi intitulada "Mulheres líderes que fazem a diferença". Por fim, Emma Roberta Bueno, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Paraná, deu dicas às pré-candidatas sobre como evitar a fraude da cota de gênero, por exemplo.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba