INCLUSÃO
A transformação social de uma sociedade exige enormes desafios. Quando falamos de inclusão, falamos de direitos que devem ser estendidos a todos, sem exceção. Políticas de inclusão da mulher são necessárias e urgentes para alcançarmos uma sociedade mais justa, menos violenta e mais igualitária. Conheça aqui algumas iniciativas de inclusão da Mulher.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) é um espaço de acolhimento e atendimento humanizado voltado às mulheres em situação de violência. A ideia é proporcionar atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher. Para maiores informações, acesse aqui.
Fonte: SECRETARIA DA JUSTIÇA, FAMÍLIA E TRABALHO
O programa Compra Direta Paraná visa adquirir, de forma emergencial, gêneros alimentícios da cooperativa ou associação da agricultura familiar destinando diretamente ao atendimento da rede socioassistencial do Estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros. O Compra Direta Paraná é exclusivo para as organizações que possuem Declaração Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica) e que tenham mais de 50% dos agricultores familiares associados no Paraná. Para mais informações sobre o programa, acesse aqui.
Fonte: SECRETARIA DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO
As Unidades Móveis - Atendimento Itinerante à Mulher em Situação de Violência - tem por objetivo levar os serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher nas localidades mais distantes do Paraná, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas, orientando mulheres sobre seus direitos e prestando assistência social e apoio jurídico e psicológico. Para ter mais informações e saber sobre a agenda da próxima parada dos Ônibus Lilás, acesse aqui.
Fonte: SECRETARIA DA JUSTIÇA, FAMÍLIA E TRABALHO
O projeto ViraVida criado pelo Conselho Nacional do Sesi Nacional visa apoiar jovens com idade entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. Ao utilizar uma tecnologia de intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. O objetivo é a transformação de vidas por meio da inserção no mercado de trabalho, incluindo a participação em programas de Aprendizagem, realizados em parcerias com empresas, além de oferecer apoio psicossocial aos jovens. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Fonte: SESI PR
O Casa Fácil Paraná é o programa de habitação do Governo do Estado do Paraná, para viabilizar a construção de moradias para famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, com prioridade de atendimento para aquelas de menor renda.
Por meio de projetos próprios ou desenvolvidos em parceria com o Governo Federal, municípios e iniciativa privada, a Cohapar trabalha na viabilização de obras de casas populares nas cidades e no campo.
Para saber mais informações sobre o programa acesse aqui.
Fonte: SEDU - COHAPAR
O cadastro on-line da Cohapar - Companhia de Habitação do Paraná - é uma ferramenta simples e fácil disponível à população paranaense que deseja participar dos projetos habitacionais do Governo do Estado. Após feita a inscrição, o aviso será enviado pelos telefones e e-mails informados no momento do cadastro. Por isso, é importante manter os dados sempre atualizados.
As mulheres chefes de família estão no grupo prioritário de atendimento. De acordo com os critérios e leis estaduais e federais, 20% para famílias com mulheres chefes de famílias, 5% de famílias com pessoas com deficiência e 4% para famílias com mulheres protegidas pela Lei Maria da Penha.
Para mais informações sobre a inscrição do cadastro e quais as regras e critérios para obter o benefício, acesse aqui .
Fonte: SEDU - COHAPAR
A Divisão de Defesa de Direitos Humanos congrega as políticas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a qual encontra-se em desenvolvimento para a efetivação de direitos a estes grupos populacionais, contando com o diálogo com a sociedade civil por meio do Comitê de Acompanhamento da Política de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado Do Paraná.
Assim, estamos à disposição para articulação de políticas públicas específicas para estes grupos, bem como para orientação acerca de eventuais denúncias de violência e discriminação contra LGBT. Contato através do telefone 3210-2761 ou pelo email politicalgbt@sejuf.pr.gov.br
Fonte: SEJUF - Secretaria da Justiça, Família e do Trabalho (DEDIF)
É um serviço telefônico estadual gratuito de orientações sobre os direitos da pessoa idosa, registro de denúncias, encaminhamentos, informações e sugestões sobre serviços públicos. O serviço Disque Idoso Paraná é gratuito e disponível nos 399 municípios paranaenses e tem atendimento no horário das 09:00 às 17:00. Ligação gratuita e sigilosa. Contato: 0800 41 00 01 ou por e-mail: disqueidoso@seds.pr.gov.br ou disqueidoso@sejuf.pr.gov.br
Fonte: SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ
A Força-Tarefa Infância Segura, ora abreviada como FORTIS, visa estabelecer no Estado do Paraná a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação, esporte, lazer, comunicação e saúde, mediante ações articuladas, coordenadas e efetivas para a prevenção primária e secundária de violências contra crianças e adolescentes, o acolhimento e o atendimento integral às crianças e aos adolescentes vítimas e testemunhas de crimes e violências. Ações isoladas, desconexas e desarticuladas não terão a mínima eficácia e eficiência no alcance da proteção estatal exigida pela Constituição Federal e a legislação em vigor, e é nesse sentido a Força-tarefa Infância Segura – ou FORTIS - com a aplicação de ferramentas da gestão do conhecimento, vem inovar estrategicamente a política de proteção integral à criança e ao adolescente fortalecendo a articulação estatal, às vistas da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Para saber mais, acesse aqui.
Fonte: Departamento de Justiça / SEJUF
Conheça os demais serviços prestados