ASSISTÊNCIA SOCIAL

A assistência social tem por objetivo garantir a proteção social aos cidadãos por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. A Política de Assistência Social é regida pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS e, conforme previsto na Lei Orgânica de Assistência Social, entre as principais ações do Estado constam realizar o assessoramento técnico e o apoio financeiro aos municípios. 


PROGRAMA NOSSA GENTE PARANÁ
Mais informações
 

ACESSE

Famílias do Paraná que se encontram em situação de vulnerabilidade social podem ser assistidas pelo programa Família Paranaense. As famílias dos municípios participantes são encaminhadas para o programa Família Paranaense pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Para saber mais e encontrar informações sobre o CRAS do seu município, acesse aqui.

Fonte: SEJUF - Secretaria da Justiça, Família e Trabalho

RENDA FAMÍLIA PARANAENSE
Mais informações
 

ACESSE

O programa Renda Família Paranaense realiza a transferência direta de benefício complementar às famílias que recebem o Bolsa Família. Destinado às famílias residentes no Estado do Paraná em situação de vulnerabilidade social (com renda per capita superior a R$ 85,00 e inferior a R$ 95,00), o objetivo é aumentar o poder aquisitivo da família e com isso melhorar a sua condição de vida. 
Mensalmente, é efetuada a verificação da Folha de Pagamentos do Bolsa Família e as informações do cadastro único - CadÚnico. Se a família estiver com benefício do Bolsa Família liberado e a renda estiver dentro do critério, é efetuado o cálculo de valor e a família entra para a Folha de Pagamentos do Renda Família Paranaense. Para saber mais , clique aqui. 

Fonte: SEJUF - Secretaria da Justiça, Família e Trabalho

RENDA AGRICULTOR FAMILIAR
Mais informações
 

ACESSE

O programa Família Paranaense atende as famílias que vivem no campo e uma das ações  é o benefício Renda Agricultor Familiar. O programa transfere um valor fixo às famílias da área rural que estão em situação de vulnerabilidade social. Os recursos do Renda Agricultor Familiar devem ser investidos na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida, como pequenas reformas que melhoram o saneamento básico, incentivo à produção para consumo próprio e impulso para o desempenho de atividades agrícolas, como compra de sementes, insumos e equipamentos. Para saber mais sobre o programa acesse aqui.

Fonte: SEAB - Institudo de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR)

 

PROGRAMA LEITE DAS CRIANÇAS
Mais informações
 

ACESSE

O Programa Leite das Crianças (PLC) é um auxiliar no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite a crianças de seis a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo regional. Para participar  é preciso procurar os órgãos de assistência social do seu município. Saiba mais informações aqui.

Fonte: SEAB - Institudo de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR)

APLICATIVO PARANÁ SOLIDÁRIO
Mais informações
 

ACESSE

O aplicativo Paraná Solidário foi criado para promover a doação direta entre os cidadãos e as entidades beneficentes. A ferramenta é uma ponte entre empresas e pessoas físicas que queiram doar para instituições produtos como alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, ração para animais, entre outros. O app pode ser instalado de graça e possui todas as informações necessárias para o repasse direto, sem intermediários, às entidades que atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres, indígenas, pessoas com deficiência, em situação de rua e de animais abandonados. Para saber mais acesse aqui.

Fonte: Secretaria da Justiça, Família e Trabalho - SEJUF

PPVAS – POLÍTICA DE PROTEÇÃO A VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
Mais informações
 

ACESSE

A Política de Proteção a Vítimas de Abuso Sexual tem como foco assessorar o
Conselho Estadual de Proteção às Vítimas de Abuso Sexual, o qual tem como objetivo
primordial implantar uma política adequada que permita o atendimento,
encaminhamento e assistência às vítimas. Assim, estamos à disposição para articulação de ações para fortalecimento da rede de proteção a vítimas de abuso sexual.
Contato através do telefone 3210-2593 ou pelo email copeas@sejuf.pr.gov.br
Para saber mais, acesse aqui. 

Fonte: SEJUF - Secretaria da Justiça, Família e do Trabalho (DEDIF)

 

DAS – DEPARTAMENTO ASSISTÊNCIA SOCIAL
Mais informações
 

ACESSE

O Departamento de Assistência Social desenvolve atividades de planejamento, gestão, organização, promoção, desenvolvimento e coordenação da política pública de Assistência Social e promove a articulação entre as Divisões de Gestão do SUAS; Proteção Social Básica; Proteção Social Especial - Média e Alta Complexidade e a integração com as demais áreas de atuação da secretaria, aperfeiçoando as ações desenvolvidas pela SEJUF. Para saber mais acesse aqui. 

Fonte: Secretaria da Justiça, Família e Trabalho - SEJUF

DPSE – DIVISÃO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Mais informações
 

ACESSE

Os serviços da Divisão de Proteção Social Especial fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e têm como objetivo promover atenções socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. Acesse aqui os endereços dos Escritórios Regionais, juntamente com os endereços dos CRAS e CREAS de acordo com sua região.

Fonte: Secretaria da Justiça, Família e Trabalho - SEJUF

ESCRITÓRIOS REGIONAIS
Mais informações
 

ACESSE

Aqui você encontra informações sobre a Rede de Proteção Social no Estado e os endereços e telefones  dos Escritórios Regionais da SEJUF. Basta clicar sobre o mapa ou usar a busca para obter mais detalhes. 

Fonte: Secretaria da Justiça, Família e Trabalho - SEJUF

 

OUTROS SERVIÇOS
Veja mais
 

ACESSE

Conheça os demais serviços prestados