MULHERES INSPIRADORAS

Quando uma mulher entra em trabalho de parto, costuma-se dizer que a mulher deu à luz a mais uma vida. Nascer é uma esperança. 
No decorrer da vida, em muitos momentos, é preciso também renascer, buscar caminhos mais iluminados, faróis que nos guiem. 
Cada mulher tem a sua luz. E muitas nos iluminam como faróis, que podem ajudar a orientar os navegantes em seus rumos. 
 
A proposta deste espaço é trazer histórias de vida, de trabalho, de dedicação e de comprometimento. São trajetórias e ideias que possam inspirar outras mulheres em seus caminhos. Mulheres das artes, da cultura, dos esportes, da ciência, da politica, empreendedoras do trabalho e da vida, pioneiras que ajudaram a construir o nosso Estado.


MULHERES NO CONTROLE

Como é ser mulher e trabalhar no serviço público? Venha refletir conosco sobre os desafios no ambiente de trabalho e oportunidades de desenvolver seu potencial. A CGE, em conjunto com a Escola de Gestão, reúne em um webinar quatro profissionais para falar sobre suas carreiras, obstáculos e conquistas. Será inspirador!

HISTÓRIAS INSPIRADORAS

VIDEOCAST

Programa com temas variados, estilo bate-papo, com uma ou duas convidadas, que tem como objetivo buscar os pontos de vista sobre as mulheres e atribuir novos olhares sobre temáticas que envolvem o universo feminino.

 

MULHERES NA EDUCAÇÃO

Professora, chefe, mãe e amiga: as várias mulheres que habitam uma diretora da rede estadual

Uma das coisas que distinguem a sala da diretoria da Escola Estadual Paula Gomes, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, é a fila para conversar com Cristina Maria da Costa Felisbino de Matos, diretora da instituição. No corre-corre da rotina à qual está acostumada, ela recebe demandas, atende ligações, assina documentos e oferece café. Tudo isso sem perder o foco na administração de uma escola estadual com 600 alunos. Tudo o que acontece nas dependências da unidade chega rápido à sua mesa da diretora.

“Aqui nada fica solto. Ser diretora é ter visão panorâmica do que acontece, todos os dias, todas as horas, dentro da escola”, afirma. 

Continue lendo...

 

MULHERES NA CULTURA

Conheça conheça a arqueóloga que tem o Museu Paranaense como segunda casa

Essa é uma história que diz muito sobre o destino ou, para os mais céticos, sobre a persistência necessária para correr atrás de um sonho. Há cerca de 50 anos, uma menina curiosa chamada Cláudia Inês Parellada visitou com seu pai um sambaqui escavado por arqueólogos na região de São Francisco do Sul (SC). O local era próximo de onde o pai, engenheiro civil, cuidava de uma obra.

Naquele sambaqui Cláudia encontrou uma placa de bronze que registrava publicamente a importância de se estudar o passado para compreender o presente e apontar o futuro. O texto destacava a relevância da preservação da memória. Ela, no alto dos seus seis anos de idade, leu aquilo tudo e decidiu. “É isso que eu vou ser quando crescer: arqueóloga”.

Continue lendo...

 

MOMENTO AME-SE

Paraná lidera o ranking de contratação de mulheres entre os estados do Sul

Olá, tudo bem?

O Paraná liderou o ranking de contratação de mulheres entre os estados do Sul do país em janeiro. São mais de 61 mil mulheres admitidas, um aumento de 35% em relação a dezembro de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Em âmbito nacional, o Paraná ocupou o 3º lugar, ficando atrás somente do estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Quer saber mais? Acesse a matéria completa no nosso portal.

Você também escuta o Momento Ame-se na
Rádio Paraná Educativa — 97.1 FM